CRIANÇA QUILOMBOLA

Tuesday, August 22, 2006

PESQUISA PRETENDE AVALIAR CONDIÇÕES NUTRICIONAIS DE CRIANÇAS QUILOMBOLAS

por Raquel Mariano da Agência Brasil

Brasília - Cerca de quatro mil crianças com até cinco de idade que vivem em áreas remanescentes de quilombos vão passar, ainda este ano, por avaliações nutricionais. As ações nesse sentido começam no próximo sábado (26), quando elas serão medidas e pesadas - informações importantes para o sistema de avaliação.

O resultado da pesquisa, que será feita em 60 comunidades quilombolas, será usado para que os governos dos 22 estados onde há comunidades quilombolas possam aprimorar e melhorar a atuação nessas regiões.

O levantamento pretende investigar, ainda, quantas pessoas estão incluídas nos programas do governo, como o Bolsa Família, e quais as doenças que mais atingem as crianças.

Segundo a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, a análise também será importante por ser realizada em áreas rurais muitas vezes de difícil acesso.

Em entrevista à TV Nacional, ela disse que “vamos conseguir avaliar qual o tipo de intervenção que se deve fazer, onde devemos deve melhorar, por exemplo, em relação ao acesso a alimentos”. Lopes acrescenta que o resultado deve sair até o final de 2006.

No ano passado, foi feita uma avaliação nutricional com 17 mil crianças da região semi-árida e de assentamentos de reforma agrária, no Nordeste e no norte de Minas Gerais. O levantamento mostrou que houve redução no nível de desnutrição infantil nestas regiões, cujo índice passou de 17,9%, em 1996, para 6,6%, em 2005.

Os Ministérios do Desenvolvimento Social e da Saúde, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) são os órgãos responsáveis pela avaliação, que recebeu o nome de Chamada Nutricional.

Essa é a primeira vez que o Brasil realiza uma pesquisa das condições nutricionais da população quilombola.

www.agenciabrasil.gov.br

0 Comments:

Post a Comment

<< Home